Loading...

LEMBRANÇA

Mercado Timorense

O mercado de vinhos de Timor-Leste é um mercado com uma forte ligação histórica a Portugal, ligação essa que pode ser potenciada. Timor-Leste está situado perto da Oceânia mas ainda no continente Asiático. É um país com marcadas diferenças culturais em relação a Portugal, pelo que antes de o abordar é fundamental perceber que se trata de um país pobre, com desigualdade social, onde muitos não têm acesso aosbensmais essenciaisàvida. Por outro lado, a atual situação de estabilidade que vive, inclusive de algum crescimento, começa a refletir-se numa melhoria da qualidade de vida da população.

A população estimada de Timor-Leste é de apenas 1,1 milhões de habitantes (Fonte: http://timor-leste.gov.tl), sendo que unicamente cerca de 3% é consumidora de vinhos. Estes consumidores concentram-se na capital, Díli, onde habitam aproximadamente 193 mil pessoas e onde a rede de distribuição de alimentos se começa agora a desenvolver. Como é um mercado jovem e quase de nicho, as ações de posicionamento dos vinhos portugueses terão um grande impacto junto da população local e dos turistas.

É pois importante reconhecer que mesmo as pequenas ações de posicionamento podem fazer a diferença. De referir ainda o expressivo potencial turístico do país que representa uma boa oportunidade para a colocação de bons vinhos a preços competitivos, para além de ser ainda uma plataforma de entrada em outros mercados asiáticos e mercados do continente, que se mostram ainda muito fechados para os vinhos portugueses. O uso do português como língua é também um elemento crucial para o sucesso de vendas neste mercado.

A grande empatia que existe entre o povo português e timorense pode ser valorizada com a continuação dasboas relações entre os dois países e oestabelecimento de importantes rotas comerciais entre ambos.
« Secção Anterior Próxima Secção »