Loading...

ANÁLISE CRÍTICA DA PROBLEMÁTICA E PROPOSTAS DE TRABALHO

Tendência de mercado

Para Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing, "tendência é uma direção ou sequência de eventos que ocorre em algum momento e promete durabilidade" (Kotler, Philip 1998). A tendência de mercado é um fenómeno criado pela facilidade que temos em comunicar. Um comportamento de massas normalmente iniciado por líderes de opinião, ditos “opinion makers” e a ter em conta pelos produtores. Neste contexto, é primordial que os agentes comerciais do sector do vinho estejam atentos às tendências de consumo de cada mercado pois o consumidor final é decisivo na determinação de “qualidade” de um vinho ou de qualquer outro produto.

Dado que as tendências de consumo são cíclicas, podemos encontrar os chamados países criadores de tendências, trend centre. No Continente Asiático os trend center’s são o Japão e Hong Kong, no Continente Americano são os Estados Unidos da América e no Continente Europeu é o mercado inglês, embora com menos representatividade que os mercados tidos como trend centres mundiais. A criação da tendência de consumo num destes mercados inicia o ciclo de consumo.

« Secção Anterior Próxima Secção »